segunda-feira, 26 de abril de 2010

Stonehenge, mais de 5 milênios de mistério!

Construído durante a Idade do Bronze, Stonehenge é uma das construções humanas de maior mistério e discussão em todo o mundo. Um monumento construído em três fases, tendo a primeira ocorrido há cerca de 5100 anos, na Grã-Bretanha. As outras ocorreram em intervalos de até mais de 1000 anos após a primeira fase. Ocorreram destruições e reconstruções, porém ainda não sabemos quem as fez e não temos a certeza de por que foram feitas.Porém podemos afirmar que existem pedras com 5 metros de altura e mais de 40 toneladas enterradas no chão, sobre elas apoiadas outras que se encaixam perfeitamente fazendo o contorno de todo o monumento, cada uma com cerca de 4 toneladas. Além disso, sabemos que os blocos foram transportados de 20 km ao norte para este local. Passaram por aclives, declives, montanhas, rios enfim, conseguiram levar blocos de pedras gigantescos e colocá-los de pé. Depois de diversas análises, conclui-se que seria com certeza usado para definir ciclos agrícolas, por causa do Solstício de Verão, que é perfeitamente observado no monumento. Mas também teria sido utilizado para práticas religiosas posteriormente. Porém, certos pontos não ficam tão claros. Como que há
5100 anos, seres primitivos poderiam ter tamanha noção dos corpos celestiais? Como teriam conseguido remover, transportar e levantar blocos com 40 toneladas? Será que receberam algum tipo de ajuda não-humana? E como tinham naquela época um conhecimento tão preciso dos planetas do nosso sistema para construir as 9 circunferências demonstradas abaixo?
Por que seria necessária a construção deste monumento grandioso apenas para a agricultura? Já foram confirmadas linhas imaginárias perfeitas entre as pedras, que só seriam vistas a olho nu através de espelhos e lasers. Linhas que poderiam trazer algum tipo de informação se vistas de cima. Porém como não há nenhuma inscrição nas pedras, não podemos afirmar com garantia nada em relação a este grande monumento de mais de 5000 mil anos.