quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Teoria da Terra Oca

No século XVII, o astrônomo britânico Edmond Halley, um dos grandes estudiosos de astronomia de todos os tempos. Foi quem primeiro disse que um cometa possuía ciclos periódicos no Sistema Solar, esse cometa recebeu seu nome. Calculou órbitas planetárias, entre outras coisas, porém estudou bastante os pólos do nosso planeta. Em especial o Pólo Norte e a aurora boreal. E para explicar a aurora boreal, em 1691 ele criou a Teoria da Terra oca, magnetismo seria criado nos pólos, pois o planeta possuiria camadas espaçadas entre si. E em cada camada, haveria vida.
Muitos escritores, e muitas histórias sobre esta teoria surgiram ao longo dos anos posteriores, como de Júlio Verne, John Cleves Symmes, Jr..


Representação feita por John Cleves Symmes, Jr
Nos anos de 1920, um almirante da marinha americana, chamado Richard Byrd, voou pelo Pólo Norte e foi o primeiro a voar sozinho pelo Pólo Sul. Mas muitos teóricos acreditam que ele foi muito além disso. Dizem que em 19 de Fevereiro de 1947, Byrd voava pelo Pólo Norte quando viu um buraco na neve e jogou o seu avião dentro do buraco, entrando no interior da Terra. Alguma força estranha tomou controle de sua aeronave, atraindo-o para uma cidade subterrânea. 
Conversaram com ele, diziam ser os donos do planeta e desaprovaram o uso, por exemplo, de armas nucleares. Byrd retornou e o governo o proibiu de contar qualquer palavra do que havia acontecido.



Esta teoria teria saído de seu diário pessoal, que fora publicado nos anos noventa. Porém outros dizem que a informação é incorreta, pois neste dia ele estaria em uma exploração da marinha próximo do Pólo Sul, bem longe do Pólo Norte. Muitos garantem que esta história foi inventada para encobrir a descoberta de Byrd.

Byrd retornando para os EUA

De toda forma ainda segue sendo um mito, ninguém jamais comprovou nada, porém a teoria em si já é bastante interessante. Não poderiam existir cidades subterrâneas e um planeta oco? Cidades mais avançadas que nosso mundo conhecido?