segunda-feira, 10 de maio de 2010

Grécia, mitos ou realidade?

A Grécia antiga é o termo utilizado para a grande civilização que existiu entre 776 e 323 a.C com a morte de Alexandre o Grande. É reconhecida por suas influências em deverá regiões da Europa, Egito e boa parte do Mar Mediterrâneo. Porém se localizavam principalmente na Península Balcânica. Possuíam o culto politeísta antropomórfico. Foram muito famosos por seus mitos, lendas, folclores, deuses que influenciavam diretamente a vida de toda a sociedade, suas conquistas, exércitos, construção incríveis e imponentes. Cidades gigantes, bem estruturadas, teatros, prédios, enfim, um império exemplar da Antiguidade. Mas se era tão evoluída e tão incrível, imaginamos que fosse muito inteligente e séria, afinal como poderia ser tão sonhadora e folclórica ao mesmo tempo em que era social, econômica e filosoficamente tão evoluída? Ciclopes, minotauros, centauros, seres metade homem metade aves, gigantes. Deuses gigantes visitando regularmente a Terra.

Acima podemos ver a Pirâmide de Hellinikon, com inscrições sobre ciclopes gigantes. Por que portas e câmaras com mais de 15 metros de altura? Seriam realmente os ciclópes seus moradores?
Seriam mitos ou seria realmente a realidade apenas descrita? Não estariam os gregos apenas relatando a pura realidade que os influenciava e ocorria no dia-a-dia? Mas quem seriam essas criaturas mitológicas? Construíram tantos templos gigantescos no topo de montanhas para venerarem e estarem em contato próximo com os 12 Deuses que vinham dos céus regularmente influenciá-los, ter relações com as mulheres das cidades, ajudá-los, ou até mesmo experimentos com humanos e animais. Se até mesmo Aristóteles explicava tais ocorrências, fatos, criaturas, deuses, Atlântida. Porque hoje tomamos como mitos? Não poderiam estar apenas descrevendo a realidade? Um exemplo seria o fato de dizerem que os Deuses desciam ao Oráculo de Delfos, e este oráculo predizia o futuro, além de receber os deuses em seu templo, como vemos abaixo. Os reis e heróis iam ate o Oráculo para os conhecimentos dos deuses. Seriam realmente deuses mitológicos estes que desciam dos céus? Ou seriam provas de que os Gregos poderiam ter recebido influências dos conhecidos deuses astronautas?
Seriam essas criaturas mitológicas comprovações de experimentos com humanos e animais, como até Aristóteles descrevera? E as inscrições sobre a jamais encontrada cidade de Atuantes? Por mais que tenha sido uma incrível civilização, a Grécia antiga é e será sempre cercada de dúvidas e mistérios. Porém ficamos com essa dúvida, seria mitologia realmente ou pura realidade?