segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Baalbek - a cidade do sol

Viajemos agora para a Ásia, continente cheio de mistérios do passado e muitos ainda atuais. No Líbano, país localizado na Ásia Ocidental, banhado pelo Mar Mediterrâneo. Exatamente na região onde surgiram as primeiras civilizações como já comentamos em posts anteriores. Apesar de terem indícios de civilização com mais de 7000 anos na região, seu desenvolvimento ocorreu principalmente pelas mãos dos Fenícios, que surgiram em torno de 1500 a.C.. Iniciou-se logo após Alexandre O Grande conquistou a região, os Fenícios desapareceram e logo após a morte de Alexandre iniciou-se o período helenístico, e cerca de 200 anos depois a região do Líbano foi dominada pelo Império Romano. Muitas cidades, acrópoles, cidades-estados que já existiam desde a dominação fenícia foram mantidas, mas reconstruídas pelos romanos, que também seguiam como os Gregos o politeísmo antropomórfico. E uma cidade de grande destaque é Baabek, com o nome grego Heliópolis. Uma cidade grandiosa, cheia de megalíticas construções, que seguiam os padrões romanos. Até então não vemos nada de estranho, afinal, os romanos possuíam um grande ego, gostavam de tudo muito grandioso e fizeram grandes construções por toda a Europa, parte da Ásia e até mesmo regiões da África. Então o que podemos ver de estranho nesta cidade? Já sabemos que a cidade de Baalbek foi feita cerca de 100 anos antes de Cristo. Analisemos então algumas imagens desta cidade.
Como vemos na imagem acima, temos algumas colunas, ou uma união de trilitos. Trilitos é um bloco de pedra apoiado em duas colunas. Vemos muitas colunas como essa no planeta inteiro, porém famosos na arquitetura romana e grega. O ponto é, cada coluna da imagem abaixo possui 60 toneladas e mais de 20 metros de altura. Além de blocos com 300 toneladas cada e três maiores com mais de 800 toneladas. A pergunta que fica é: Como poderiam mover, construir e levantar blocos com estas proporções. São muros e colunas feitos a partir de um bloco apenas com dezenas de toneladas. Nesta imagem vemos a “Pedra da mulher grávida” com simplesmente 1000 toneladas. Podemos imaginar como poderiam construir, lapidar e mover um bloco de 1000 toneladas?
Não contentes com este bloco, os romanos deixaram um bloco com impressionantes 1242 toneladas largado sem ter nunca sido utilizado para nada.
Baalbek possui um complexo de três grandes templos de três Deuses Gregos. E em todos, existem dezenas de construções grandiosas, perfeitamente preservadas. Porém nunca foram descritas como estas construções foram feitas, o que sabemos é que puderam mover e levantar blocos com dezenas de toneladas há 2000 anos, quando não existiam máquinas nem meios para a locomoção de tais estruturas. Então podemos apenas imaginar que alguma ajuda receberam ou que eram tão inteligentes para inventar instrumentos para mover os blocos. Porém se tinham tais instrumentos, onde estão?