segunda-feira, 7 de junho de 2010

Existiram aviões há 1500 anos?

No início do século XX, uma expedição feita pelas florestas da Colômbia, encontrou alguns artefatos com cerca de 1500 anos de idade. E no meio destes artefatos, foram encontrados alguns que eram feitos de ouro. Alguns com formato de peixes, outros de insetos, mas alguns eram muito parecidos com modernas aeronaves. Se compararmos com qualquer ser existente, em nada estes artefatos se assemelham. Possuem dois pares de asas, dois grandes e dois pequenos para estabilizar a cauda e na ponta uma cauda elevada lembrando o leme dos aviões.
Nada na natureza pode ser comparado. Será que esta suposta aeronave voaria? Em 1997, alemães criaram uma réplica maior das supostas naves, colocaram um motor e com um controle, testaram sua aerodinâmica. E acreditem, a nave voou, e voou perfeitamente, como um avião aerodinamicamente planejado. Além do motor, nada fora adicionado a aeronave, os habitantes pré-colombianos fizeram praticamente tudo.
Como poderiam ter criado uma aeronave há mais de 1500 anos? Teriam recebido visitas dos céus e as copiado nestes artefatos? Teriam previsto a existências dos atuais aviões, avião que só seria inventado em 1903? Ou seria apenas um artefato qualquer que coincidentemente tinha aerodinâmica perfeita para o vôo?