segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mitologia Chinesa e seus dragões

A China é um país que há mais de cinco milênios, constrói uma cultura incrível, muito apreciada além de conhecida por todo o planeta. É um país com recheado de dezenas de religiões, sendo que as que mais se destacam desde os primórdios religiosos e culturais são, Confucionismo, Taoísmo e posteriormente o Budismo que viera da Índia. Existe um princípio na mitologia chinesa, de onde vêm os Três Augustos e os Cinco Imperadores, que ensinaram muito aos povos, e os Três Augustos teriam sido reis-deuses, porém em cada região são conhecidos de maneiras diferentes. Teriam poderes mágicos que usavam apenas para o bem das pessoas. Segundo a mitologia viveram milênios governando a China com seus poderes. Mas interessante é como começa a história.
Segundo as primeiras histórias chinesas, um rei-deus chamado Huangdi, que seria o primeiro soberano da China, olhava dos céus e via um lugar repleto de beleza, porém via também seu povo sofrendo, um povo pobre e sem estruturas. Sentindo pena do povo, decidiu descer àquele lugar. Muitos viram sua descida dos céus. Nuvens e mais nuvens se formando e descendo dos céus, do meio delas surge um dragão voador. Huangdi tinha o poder da luz segundo alguns, poderia surgir em lugar muito rapidamente vindo de outro, apenas subia em seu dragão e voava pelos céus numa velocidade impressionante. E não se reduz a isso, Huangdi foi o primeiro imperador chinês, como já dito e durante este império, trouxe ordem, prosperidade e desenvolvimento para a China. Além de um grande sábio, o soberano foi segundo dizem o criador da bússola, padronização da escrita na China, medicina tradicional, entre outras coisas. Era um imperador muito evoluído mentalmente para sua época sobre diversos temas.Teria até mesmo construído a Grande Muralha da China. Depois de muito tempo de governo, ele disse para todos, aquilo que vim fazer aqui já está feito, agora é hora de partir, entrou na barriga do dragão e subiu aos céus desaparecendo para sempre.
Muitos outros deuses e reis-imperadores possuíam diferentes poderes, e dragões os acompanhavam. Estes dragões vezes levavam as pessoas nas costas, e em outras em suas barrigas. Até que ponto tudo isto seria mitologia? Na mitologia chinesa, como muitos já conhecem, os dragões eram seres que expeliam fogo, muita fumaça e voavam rapidamente pelos céus. Seria algum tipo de ser biologicamente possível de ter existido? Ou seria algum tipo de nave metálica que podia levar pessoas no seu interior e voava pelos céus?
Se compararmos com foguetes atuais, são realmente parecidas, pois além destes pontos, também expelem fogo e soltam bastante fumaça. O ponto a se discutir é este, pois sabemos que os povos que milênios antes de Cristo, com certeza tinham uma sabedoria magnífica, com mentes muito evoluídas. Mas, por outro lado, faltava a eles, a sabedoria para entender, explicar e tecnologia para criar certas coisas. Assim nomeavam de diversas maneiras de acordo com aquilo que conheciam como colocar nomes de pássaros ou dragões em coisas que não eram possíveis de se explicar. Do ponto de vista deles, aquilo era algo único e inconcebível deste planeta, por isso julgavam ser algo provindo dos deuses e nomeavam desta forma.