quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A cidade submersa de Atlântida

O tema mais descrito em livros de toda a história é um tema talvez também conhecido por todo e qualquer ser humano. Atlântida, primeiramente descrito por Platão em dois de seus diálogos, Timeu e Crítias, escritos em 360 a.C.
Atlântida seria uma gigantesca e avançada cidade, cercada por água e muros. Platão dizia que a cidade fora criada nove mil anos antes de sua própria época. Descrita como uma cidade urbanizada, com palácios para reis, navios com fortes moradores que buscavam conquistar diversos lugares do planeta. De acordo com as lendas, Poseidon, o Deus grego dos mares havia fundado a cidade, depois de se apaixonar por uma humana. Criou a cidade para proteger sua família. E claramente Poseidon não era um ser deste mundo. Um deus? Ou um extraterrestre?
Representação de como seria Atlântida

Porém, Platão diz que Atlantis foi destruída em um dia e uma noite, por gigantescos desastres que a afundaram no mar. Um cataclismo ter ocorrido na própria cidade e destruída ela mesma.
Poseidon

Também, de acordo com a lenda, Atlantis estava localizada na direção do estreito de Gibraltar, entre Marrocos e Espanha, já dentro do imenso Oceano Atlântico.
Muitas teorias e especulações foram criadas encima destas afirmações, mas algumas pesquisas poderiam revelar algo mais.
Mapa da localização de Atlântida

Em 1968, o arqueólogo, Dr. J Mason Valentine, descobriu diferentes formações rochosas em formas de retângulo debaixo do mar próximo de Bahamas. E decidiu estudar como se aquilo fossem talvez vestígios de cidades ou formações naturais.

Formações submersas nas Bahamas

E foi então descoberto que eram muros de um porto de civilizações muito antigas.
Também, após pesquisas no ano de 2000, para mapear o leito do mar na costa de Cuba, pesquisas lideradas pelo oceanógrafo Polina Slutsky encontrou formações geométricas a mais de quinhentos metros de profundidade no oceano. Com veículos utilizando câmeras, vídeos e fotografias foram tiradas de muros, construções, avenidas, pirâmides, enfim, havia uma cidade de algumas civilizações muito antiga abaixo do mar.


Representação da cidade submersa em Cuba

A idade da cidade submersa foi estimada por cientistas em cerca de seis mil anos. Não poderia ser parte da mitológica e desaparecida Atlantis? Não seria ali no meio do Caribe, a cidade que a humanidade procura desde milênios atrás? E ali mesmo encontramos o famoso triângulo das Bermudas, onde diversos navios e aviões desapareceram ao longo dos anos. Não poderia haver alguma relação?



Segundo a mitologia grega, deuses como, por exemplo, Astéria, caiam dos céus e se tornavam ilhas.
Deusa Astéria

Segundo Platão, Atlantis, depois de muito fogo, fumaça, luzes, desapareceu no oceano. Será que seguindo o conceito de Astéria, Atlantis não teria talvez decolado em vez de submergido na água?