domingo, 11 de julho de 2010

Pumapunku - existe o impossível?

Em um sítio próximo ao já discutido aqui, Tihuanaco, há quatro mil metros acima do nível do mar, onde nada além de grama e arbustos cresce, encontramos as que sejam talvez a maior prova da ajuda que os humanos receberam de seres de inteligência e tecnologia superior. Se a construção das Pirâmides do Egito é uma incógnita, perto deste sítio, as pirâmides são apenas brinquedos de criança. Grandes cientistas concluíram que as construções datam de 2000 a.C. e teria sido possivelmente construída pela única tribo que vivia na região de Tihuanaco na época, os Aymara. Porém, se analisarmos, veremos que para se construir um sítio como este seria necessário um plane- jamento minucioso, além de anotações, uma incrível inteligência, fora a tecnologia surpreendente que deveriam ter para que isto fosse idealizado e construído.E quem estudou os Aymara sabe que este povo não possuía nenhuma escrita, quanto mais demons- travam algum avanço ou capacidade para planejar ou construir algo tão grande. Hoje, quando vemos Pumapunku, concluímos que algo muito forte abalou o lugar, como se um enorme terremoto tivesse derrubado tudo de repente. Mas, quando vemos peça por peça que monta este sítio, não podemos conceber tamanha precisão, e planejamento acrescido a tecnologia que fora utilizado para que fosse realizada a construção. Além desta precisão milimétrica, existem blocos de mais de 400 toneladas, peso quase que totalmente impossível para se mover com um guindaste extremamente forte nos dias de hoje. Fora toda esta precisão, tecnologia e força utilizada na construção, algo ainda mais impressionante é o material utilizado para se esculpir estes blocos, foi utilizado diorito, um dos mais duros minerais do planeta, existindo raras pedras que poderiam esculpir e dar forma a um bloco tão duro, alguns exemplos seriam diamante e topázio.Ambos são minerais muito raros de serem achados, e pelo tamanho do sítio, seriam necessárias muitas toneladas destes minerais para serem agregados às ferramentas para que todo o sítio fosse construído.
Para os especialistas, Pumapunku desafia a lógica e a matemática, tamanha precisão, nenhuma imperfeição, fora os desenhos perfeitos e impressionantes encontrados nos blocos. Estes mesmos especialistas julgam completamente impossível de se reconstruir; ainda que alguns blocos pudessem ser copiados com ferramentas computadorizadas de enorme precisão, talvez não valesse o investimento e talvez não conseguisse ter perfeição e precisão para todos os blocos. Acima vemos uma ilustração de como eram os muros, feitos de blocos ligados por chumbo derretido.
As estruturas não aparentam ter significado nenhum, não apresentam nenhuma inscrição, nem nada que remeta a algum propósito, são apenas blocos e muros espalhados em uma grande área. Após vermos todas estas imagens e informações, como podemos explicar? Se cientistas, historiadores, arquitetos, engenheiros, artistas de rochas, enfim, diversos especialistas já afirmaram que é impossível reconstruir novamente Pumapunku e é totalmente impossível entender como foi construído. Então, qual seria o propósito destas construções megalíticas? Como conseguiam trabalhar com tal precisão em um material tão duro? E ainda, quem os construiu e como o fez?

10 comentários:

  1. Impressionante!! Eu que já fiz Construção Civil e que serei uma futura Arquiteta, classificaria esse estilo como "arquitetura moderna", pelos traços e pelo material usado, que no nosso caso, poderiamos imitar com concreto armado ou pré moldados (pela textura e efeito, mas não na resistência e muito menos na mão de obra, que como está destacado, é realmente impossível de se fazer).
    As peças são muito bem trabalhadas mesmo, tanto que dá para dizer que poderiam ter sido feitas a partir de moldes, mas... como?? Inesplicável.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionado com o que fizeram com as rochas... seria impossivel fazer tais desenhos ou furos dessa forma, incrivel... Seria preciso uma broca muito poderosa e isso a mais de 4000 anos atras...

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, se existia alguma duvida que esse povo recebiam ajuda de "alguem" superior, essa duvida agora foi tirada.

    Seria impossivel fazerem isso com a tecnologia da epoca.

    ResponderExcluir
  4. É relmente intrigante a ideia de um povo que não tinha nem escrita conseguisse criar isso do nada.
    Como colocado, 400toneladas, material duríssimo, precisão milimétrica, são coisas que hoje em dia são dificeis de se ver.
    Temos precisão milimétrica em construções de navios, naves espaciais, mas estamos falando de seculo XX e XXI d.c. e não século XX e XXI a.c.

    ResponderExcluir
  5. A perfeição encontrada em Pumapunku é realmente incrível. Totalmente inexplicável e surpreendente para qualquer arquiteto, construtor, artista ou arqueólogo. Seria a prova mais concreta de a ajuda de seres do espaço exterior. Além do simples fato de realmente moldarem, polirem, cortarem milimetricamente e ainda assentarem com chumbo derretido. Algo jamais imaginado.

    ResponderExcluir
  6. Realmente não duvido nada que estas obras não foram erguidas totalmente por mãos humanas, mas o que deixa a dúvida é a de por quê essas tecnologias e ajuda extraterrena sumiram, seria de grande benefício para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  7. Inefável!
    Não dá pra nós, no nosso pobre vocabulário descrever tal "maravilha"! É vago falarmos de "Et's", de "deuses"... A minha teoria é que Martin Mcfly, e o Dr., voltarem do futuro com o "delorian" e ensinaram à esse povo. Se não for isso, não dá pra imaginar mais nada...

    ResponderExcluir
  8. Podemos imaginar diversas coisas. Poderiam sim ser viajantes do tempo e também podem ser visitantes de outros planetas, pois apesar de muitas regiões do globo terem provas perfeitas de que tiveram ajuda de habitantes do espaço cósmico, não podemos garantir que em todos os casos a ajuda veio do mesmo lugar. Todavia, asbemos que sozinhos não fizeram.

    ResponderExcluir
  9. "soazinhos não fizeram" ou "esse povo recebiam ajuda de ‘alguem’ superior"... Alias quase todos tem o mesmo comentário, é incrível como nos sentimos superiores a tudo aquilo que já morreu, pelo fato de não conseguir imaginar como foi feito, então concluímos q foram ajudados por "Deuses" (ETs).
    Hoje o conhecimento vem do nosso "método cientifico" e nossa forma lógica de ver as coisas, dessa forma foram apagadas, ignoradas e esquecidas (literalmente) pela força bruta e preconceito muitas das nossas descobertas como humanidade, esses comentários é a prova disso.
    “Eles não puderam, foram ajudados claro; não nos comprovaram que foram eles, não deixaram registros escritos em nenhum documento reconhecido pelo INPI”.
    Ah, por favor, quanta prepotência para tentar apagar o que outros povos conseguiram com um sistema diferente ao nosso.

    ResponderExcluir
  10. Não fizeram sozinhos e é fato! Os povos que viveram por ali na época nem tendas avançadas possuíam, nem língua ou escrita tinham. Então sempre utilizaram tecnologia diferente da nossa para fazer? E claro diziam que eram para os deuses que vinham dos céus. Seria prepotência dizer que foram eles que fizeram sozinhos! Mas se nós não tivermos uma visão mais ampla jamais sairemos desta caixa fechada. Se eles tivessem utilizado alguma tecnologia então teriamos encontrados, e isto ocorreu em diversas construções megalíticas. E outro ponto não somos nós do blog ou seguidores da teoria. São especialistas, cientistas entre diversos estudiosos que questionam e aceitam como a explicação mais plausível seria esta, depois de diversas discussões. Desta forma não podemos entender como estamos errados em trazer esta informação. Mas cada um pode de certa forma criar sua própria teoria.

    ResponderExcluir